Notícias » Artigos

12 de Março de 2016
O exemplo começa em casa
Clique para ampliar

Era domingo à noite e estava no aeroporto esperando meu voo para voltar pra casa depois de um final de semana de trabalho e como de costume, liguei pra minha casa e comecei a conversar com minha esposa sobre várias assuntos, inclusive sobre nossa filha mais nova que tem cinco anos.

Após desligar o telefone comecei a pensar sobre o quanto sou privilegiado por ter filhas maravilhosas e um esposa que além de me amar, ama minhas filhas e faz tudo para que a harmonia dentro de nossa casa permaneça.

Comecei então a pensar sobre minhas filhas e seus comportamentos e tive um lindo insight, percebi que muitos comportamentos que elas tem vem de mim e muitos das mães, sim pois minha primeira filha é fruto de um casamento que foi desfeito e a segunda filha de minha atual esposa.

Talvez você que lê esse artigo, já deve ter ouvido que determinada pessoa herdou algum comportamento do pai ou da mãe e isso pode parecer que vem com a genética. Foi ai que comecei uma pesquisa simples com pais e mães de vários segmentos e classes sociais.

A pergunta que fiz pra esses pais foi qual comportamento os mesmo percebiam em seus filhos que eram parecidos com os deles.

As respostas foram as mais variadas, desde o comportamento mais negativo ao mais positivo, mas todos foram unanimes em dizer que as vezes se viam em seus filhos.
Isso é fato, já que em quanto pais estamos convivendo com nossos filhos, nos comportando como aprendemos, tomando decisões com base no que acreditamos e tendo resultados dos mais variados possíveis.

Só que durante a fase da primeira infância, somos os únicos modelos que nossos filhos tem e servimos de espelho para eles e através de nossos exemplos estamos programando nossos filhos para repetir os nossos comportamentos.

Mas como explicar o fato de termos filhos que não se parece em nada comigo? Ouvi isso de uma mãe que me falava de sua tristeza por perceber que sua filha era muito melhor do que ela, pois a pequena era comunicativa e bastante expressiva e ela era tímida e discreta.

Se fossemos mais fundo na pesquisa com essa mãe íamos conseguir mostrar a ela que de alguma forma ou através de algum fato vivido, ela havia se programado para se comportar daquele jeito e se sua filha estava sendo oposto dela provavelmente era responsabilidade dela ou do pai essa programação, pois já vimos casos em que os pais programam seus filhos para agirem como eles desejavam agir e mesmo isso tendo acontecido, é por que em algum momento eles também agiram dessa forma, pois ninguém sente falta daquilo que nunca teve.

Outro fato importante é que comportamento é aprendido e não “herdado”, e mesmo que inconscientemente nos comportamos iguais aos nosso modelos que tivemos quando criança.

Por isso preste muita atenção nos exemplos que estão dando a seus filhos e lembrem-se de que eles serão vocês no futuro e qualquer que seja o resultado gerado em suas vidas vocês tem uma grande parcela de responsabilidade. Isso pode até pesar em seus ombros, mais é pura verdade!

Pense nisso e uma semana de muitos bons exemplos,

Marcos Mazullo


+ NOTÍCIAS

06/08/2016
Construa pontes

 
NO AR

Programa Sem Parar

Com: DJ Virtual
Horário: O dia todo
BATE PAPO

PUBLICIDADES
RECADOS

Janete ferreira

Sou do DL 86 aqui da Bahia e jamais esquecerei cada momento uma música Inesquecível Inexplicável a sensação Melhor estou evoluindo a cada dia
Data: 18-11-2016 as 22:34

Andréia Teixeira da Conceição Liberato de Mattos

DL98 Foi e está sendo maravilhoso na minha vida, pois fez a diferença e hoje sou uma Águia c olhar otimista e certa que irei conseguir tudo que eu quero! Super 4 p vcs!
Data: 15-11-2016 as 10:16
ESTATÍSTICAS
   Visitantes:  214023
    Usuários Online:  1
Copyright © 2017 - Universo DL