Notícias » Artigos

14 de Mail de 2016
A metáfora tem mesmo poder terapêutico?
Clique para ampliar

Essa semana fomos acometidos de um imprevisto muito desagradável, pois um de meus irmãos foi hospitalizado para tratar de uma infecção pulmonar. Além de todos os cuidados médicos, toda tecnologia utilizada comecei a utilizar em paralelo um acompanhamento com leitura de metáfora para ajudar na cura.

 

Ao comentar isso com algumas pessoas, fui perguntado por um amigo se esse tipo de tratamento podia mesmo ajudar.

A resposta é sim!

E a justificativa que embasa minha crença nas metáforas é que somos seres linguísticos e temos naturalmente um processo interno de buscar o equilíbrio que é chamado de homeostase.

Temos um sistema funcionando perfeitamente e quando aparecem problemas desregulando esse sistema, temos que usar uma linguagem percebida pelo nosso inconsciente sem contestação e capaz de oferecer caminhos de organização.

Para nosso inconsciente não existe uma organização lógica das coisas, e ele é totalmente literal, sendo assim ele se aproveita de comandos verbais sistematizados acolhendo todo o conteúdo da estória contada e busca adequá-la a situação em que está vivendo sem as contestações da parte racional.

Uma boa metáfora terapêutica é capaz de tirar a pessoa de uma situação desconfortável para uma outra bastante favorável.

Outro princípio que embasa minha tese é de que os estados internos são regidos pelas emoções e influenciam nossos comportamentos.  

Por tanto, quando eu crio uma metáfora e conto para alguém que está com algum tipo de conflito interno, o ouvinte passara a modificar as emoções vivenciadas e como consequência seus estados internos também segue o mesmo caminho.

Essa abordagem era utilizado somente com crianças, por acreditarem que se tratava de uma linguagem lúdica e que os adultos não teriam qualquer efeito com esse tipo de comunicação.

 Com o desenvolvimento da Programação Neurolinguística, que se deu na década de setenta pelos estudiosos de Psicologia Jonh Grinder e Richard Bandler, percebeu-se que independentemente da idade a linguagem metafórica conseguia alcançar partes do inconsciente capazes de influenciar qualquer indivíduo.

Grinder e Bandler estudaram o trabalho de alguns Psicoterapeutas da época e identificaram no trabalhos deles padrões de linguagem utilizadas e que era percebida por seus pacientes de maneira muito efetiva.

Os estudos avançaram surgindo os modelos de linguagem da PNL e que são utilizados com pacientes para trazer a luz os reais problemas e por fim modifica-los.

Para construir uma metáfora é preciso uma estrutura que deve ser observada, sendo inicialmente o estado atual e depois o estado desejado.

Tendo determinado essa estrutura, passa-se a desenvolver o texto podendo utilizar-se de elementos inerentes ao contexto e que alcance critérios do envolvido.

Para encerrar, já que estou falando do poder da metáfora segue uma pequena metáfora para ajudá-lo a vivenciar seu dia melhor, com mais estados internos rico em recursos.

“Existia um lugarejo em que todos viviam fortes e saudáveis, um dia através de uma chuva aquele lugarejo passou a viver escuro e sem luz, mas os moradores resolveram buscar a luz olhando para lugares que antes se imaginava que não existia luz e encontraram mais força e saúde ao olhar para o que cada um tinha de melhor, quando conseguiram se encher de saúde e força a chuva passou e a luz foi completa e plena.”

Boa semana a todos e em especial ao meu querido irmão Fred Mazullo,

 

Marcos Mazullo 


+ NOTÍCIAS

06/08/2016
Construa pontes

 
NO AR

Programa Sem Parar

Com: DJ Virtual
Horário: O dia todo
BATE PAPO

PUBLICIDADES
RECADOS

Janete ferreira

Sou do DL 86 aqui da Bahia e jamais esquecerei cada momento uma música Inesquecível Inexplicável a sensação Melhor estou evoluindo a cada dia
Data: 18-11-2016 as 22:34

Andréia Teixeira da Conceição Liberato de Mattos

DL98 Foi e está sendo maravilhoso na minha vida, pois fez a diferença e hoje sou uma Águia c olhar otimista e certa que irei conseguir tudo que eu quero! Super 4 p vcs!
Data: 15-11-2016 as 10:16
ESTATÍSTICAS
   Visitantes:  213713
    Usuários Online:  1
Copyright © 2017 - Universo DL